quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Canal Brasil: Dias Contados?

Soube recentemente pela atendente da SKY que o Canal Brasil deixará de existir. Segundo ela, não há público interessado pela programação exibida pelo canal. Se localizar um filme nacional já era uma tarefa exaustiva, com a retirada de um canal específico, o acesso aos filmes nacionais ficarão mais raros ainda para o espectador.

O problema do Canal Brasil é que os filmes exibidos são, em geral, longas atuais, quase sempre comédias-românticas exibidas exaustivamente e repetidamente no canal. Filmes mais antigos são raros, como os de Galuber Rocha, Nelson Pereira dos Santos, Bruno Barreto e os filmes produzidos pela Companhia Vera Cruz.

A retomada do cinema brasileiro mostrou um público novamente interessado pelo cinema nacional, mas não despertou, a meu ver, para as massas "do multiplex" (as que me interessam), o gosto pelo cinema, pois gostar de cinema, sobretudo brasileiro, exige um olhar para a sua totalidade: saber a sua história, o seu funcionamento, etc.

2 comentários:

  1. isso não é verdade. não acredite em tudo o que atendentes falam ;)

    ResponderExcluir
  2. Confesso que fiquei desolada porque o Canal está no meu pacote. Disse a ela naquele momento que faria uma mobilização nacional (minha veia dramática). Quando escrevia a postagem no blog sobre o assunto, minutos depois liguei a TV e lá estava uma mensagem do Canal Brasil a me responder. O Canal está fazendo 12 anos e havia uma mensagem comemorativa e até otimista, embora apontando (o que não deixa de ser temerário) as grandes dificuldades ao longo de sua existência.

    ResponderExcluir

A ética e o mérito nas produções acadêmicas

Em meio a tantas coisas que nos deixam tristes em nosso cotidiano, eis que nos deparamos com uma postura que muito nos faz acreditar em...