segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

CONTRADIÇÕES

Vejam como a publicidade age para promover um filme. O cartaz abaixo foi originalmente proposto pela Fox:



Vejamos agora os posters lançados em língua portuguesa:


Observem como funciona a recepção e a interpretação para um enunciado que inclui novos elementos, nesse caso as esquilas ou em um plano mais real, as mulheres. No cartaz original a ênfase está nos esquilos, homens no plano real, sobre um tapete vermelho (signo do estrelato), tendo as esquilas logo atrás acenando da porta do avião que aterrissa, anunciando a sua chegada.

Os cartazes em português interpretam o cartaz original da seguinte forma: o primeiro (da esquerda para a direita) sugere um suspens e soa como ameaça: "e dessa vez não estão sozinhos",  já o segundo é explícito e misógino, pois já coloca as mulheres como potenciais usurpadoras de um espaço: "e desta vez tem concorrência", o que contradiz com a proposta do filme. Assim, para efeito de publicidade os divulgadores incitam a ideologia competitiva para vender o seu produto, ainda que o filme tenha outra mensagem.

Fotos divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ética e o mérito nas produções acadêmicas

Em meio a tantas coisas que nos deixam tristes em nosso cotidiano, eis que nos deparamos com uma postura que muito nos faz acreditar em...