Vejam como a publicidade age para promover um filme. O cartaz abaixo foi originalmente proposto pela Fox:
Vejamos agora os posters lançados em língua portuguesa:
Observem como funciona a recepção e a interpretação para um enunciado que inclui novos elementos, nesse caso as esquilas ou em um plano mais real, as mulheres. No cartaz original a ênfase está nos esquilos, homens no plano real, sobre um tapete vermelho (signo do estrelato), tendo as esquilas logo atrás acenando da porta do avião que aterrissa, anunciando a sua chegada.
Os cartazes em português interpretam o cartaz original da seguinte forma: o primeiro (da esquerda para a direita) sugere um suspens e soa como ameaça: "e dessa vez não estão sozinhos", já o segundo é explícito e misógino, pois já coloca as mulheres como potenciais usurpadoras de um espaço: "e desta vez tem concorrência", o que contradiz com a proposta do filme. Assim, para efeito de publicidade os divulgadores incitam a ideologia competitiva para vender o seu produto, ainda que o filme tenha outra mensagem.
Fotos divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário