sábado, 10 de setembro de 2011

CURSO DE EXTENSÃO CINEMA E MULHER - 1ª turma


A professora Lúcia Leiro, coordenadora do projeto, com as(os) cursistas. O grupo esteve junto durante 08 (sábados) entre os meses de julho, agosto e setembro, debatendo sobre a mulher no cinema.


As cursistas com a monitora Rafaela Gomes ao centro.

A foto de garantia. É sempre bom tirar mais uma.




Rafaela Gomes, monitora do curso, muito atenciosa e responsável. Na foto, ela mostra o seu trabalho de sistematização da entrevista que ela aplicou no início do curso.

Em breve, mais registros fotográficos.

Caso queiram comentar mais sobre os encontros, é só postar. 










Ao final do curso, foram sorteados seis DVDs originais de alguns filmes projetados durante os encontros e outros não exibidos, mas que eram dirigidos por mulheres. Em breve, mostraremos o vídeo.

Em outubro tem mais! Obrigada a todas(os) participantes!

Esperamos ter proporcionado um espaço prazeroso de aprendizagem e de conhecimento. O cinema nos ensina muito, pois nos coloca em contato com uma linguagem específica e, também, com culturas diferentes, como nos filmes A Encantadora de Baleias, sobre o rito de iniciação do líder entre o povo maori, da Nova Zelândia, negado às mulheres, e em Rio da Lua, de Deepa Mehta, sobre as viúvas da Índia, mostrando o ciclo de exclusão das mulheres viúvas sustentado pela Lei secular

Nos filmes dirigidos por mulheres, há uma forma de dizer que nos leva a pensar nas maneira dos gêneros sociais se constituirem na cultura, mostrando o conflito das mulheres em diferentes países, as formas de elas sobreviverem e como os ritos as trazem em situações humilhantes e de extrema exclusão, tudo isso dito em linguagem cinematográfica - com movimento de câmera, com angulação e planificação - e reforçados por outras técnicas  - a montagem, a iluminação, a  fotografia - e linguagens - a música, as artes plásticas, a dança, entre outras.

Voltaremos a falar dessas questões no II Curso de Extensão Cinema e Mulher com os filmes brasileiros e, se der, latino-americanos, dirigidos e, preferencialmente, roteirizados por mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ética e o mérito nas produções acadêmicas

Em meio a tantas coisas que nos deixam tristes em nosso cotidiano, eis que nos deparamos com uma postura que muito nos faz acreditar em...