quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Uma Mulher no Cinema de Caetité

Quando fui aprovada em concurso público para o município de Caetité, quis conhecer logo a cidade. Soube por colegas que havia um arquivo público que reunia parte da memória do município através dos impressos. Dirigi-me para lá. Havia um projeto em andamento, na época, com o propósito de conservar os textos e uma proposta também de microfilmar todo o material.

Durante a pesquisa, conheci um jornal local chamado A Penna, dirigido por João Gumes e fundado em 05/03/1858. Havia também um outro jornal intitulado O Dever.  Nestes jornais, pelo menos os que estavam em condições de manuseio, me interessei em saber como viviam as mulheres naquela época . Então, busquei nas páginas e seções os espaços de atuação das mulheres naquela sociedade, como eram citadas e  como participavam da vida cultural da cidade. Além disso, queria saber se eram assinantes do jornal e se contribuiam em alguma seção.

Encontrei várias referências às mulheres: mulheres que adoeciam, se casavam, se suicidavam, eram violentadas, mas, também, mulheres que se destacavam nas artes e profissões. Nas profissões, o destaque era dado às professoras e nas artes às escritoras. Maria Zita, de Bom Jesus dos Meiras, por exemplo,  escreveu vários poemas que foram publicados nos jornais (ver http://www.mulhereliteratura.blogspot.com/).

Prosseguindo a investigação por mulheres literatas, deparei-me com um fato que me chamou a atenção. Em Caetité, havia um cinema chamado Cine-Vitória que tinha sido reinstalado por D. Maria Pinho de Castro em 22/09/1957.  Uma mulher, portanto, de visão artístico-empresarial que trouxe de São Paulo todo o equipamento necessário para a instalação do cinema na cidade. Certamente é um dado relevante para ser incluído na história do cinema da Bahia, mas que, admito, precisaria de uma pesquisa mais aprofundada sobre a importância do cinema naquela cidade.

5 comentários:

  1. D. Maria Pinho ainda esta em plena atividade intelectual aos 92 anos de idade e ainda enche seus netos e bisnetos de orgulho.

    ResponderExcluir
  2. Maria Pinho minha avó querida é ainda hoje aps 92 anosj um exemplo a ser seguido!
    Minha avó é uma mulher fenomenal, guerreira, sábia, e dona de um sorriso encantador e de uma mente moderna e brilhante!
    Minha vóvó, quanto orgulho eu sinto de você!
    Muitos beijos
    Flavia

    ResponderExcluir
  3. Na cidade de Caetité deveriam erguer um monumento em homenagem a essa grande mulher. A arte do cinema lhe deve muito. No seu cinema Vitória eram exibitos filmes norte-americanos, europeus, brasileiros, etc. D Maria Pinho só difundiu cultura. Graças a ela o povo caetitense conheceu a sétima Arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um grande abraço a esta empreendedora senhora. É uma honra para a Bahia tê-la entre nós.

      Excluir
    2. Conheci,quando criança,Dona Maria Pinho.Mulher extraordinária!

      Excluir

A ética e o mérito nas produções acadêmicas

Em meio a tantas coisas que nos deixam tristes em nosso cotidiano, eis que nos deparamos com uma postura que muito nos faz acreditar em...