sexta-feira, 3 de setembro de 2010

FOTÓGRAFAS E MONTADORAS

Soa estranho, mas é isso mesmo.

Se a direção de um filme é um campo quase invisível para as mulheres, imaginem as fotógrafas e as montadoras (ou editoras).

Recentemente, pesquisando um filme, localizei duas: Sharone Meir a diretora de fotografia do filme Treino para a Vida (Coach Carter, 2005) e a montadora (ou editora) Madeleine Gavin do filme Quase um Segredo (Mean Creek, 2004). Talvez vocês me digam que existem muito mais delas, mas confesso que não chegava a dar a devida atenção por não conhecer a fundo o papel do fotógrafo e do montador de um filme.
Fico me perguntando se haveria alguma diferença na forma das mulheres captarem uma cena, muito embora a linguagem cinematográfica tenha um código estabelecido para planos e ângulos. No entanto, como por meio dessas ferramentas, da linguagem do cinema, as mulheres têm inserido um olhar que possa deixar escapar alguma ideia diferente do que já existe? Será que elas apenas reproduzem ou vão mais além?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ética e o mérito nas produções acadêmicas

Em meio a tantas coisas que nos deixam tristes em nosso cotidiano, eis que nos deparamos com uma postura que muito nos faz acreditar em...