domingo, 20 de novembro de 2011

O AMOR NÃO TEM FIM, JULIE GRAVAS

"Quando se tem um pai como o meu, e com o que herdei dele, percebi que quero fazer filmes sobre temas importantes, mas não do jeito que ele faz. Acho que usar o humor e a leveza foi o que encontrei como um jeito meu de falar sobre esses assuntos. Às vezes fazer alguém rir pode ser mais importante do que dar uma aula."
(Julie Gravas, em entrevista ao Último Segundo, em 26/10/2011)


Julie Gravas é uma diretora francesa que nasceu em um ambiente que respirava cinema. Filha do diretor grego Costa Gravas, Julie já dirigiu A Culpa é do Fidel (La Fault à Fidel, 2006), seu primeiro filme, que narra a história de uma menina que viveu as transformações sociais e políticas dos anos 70 dentro da própria família, quando um tio comunista é preso. 

Amor não tem Fim (Late Bloomers, 2011), filme protagonizado por Isabella Rosselini e William Hurt, narra a história de um casal que vive a crise da terceira idade. A diretora trata de um tema que vem sendo  abordado no cinema pelas mulheres na direção - o envelhecimento - e salienta ainda que existe na França uma extrema valorização da juventude, mas podemos dizer que essa valorização é uma inscrição da cultura ocidental:


A estrutura da família no filme é como a minha. Temos esse pai, que é uma pessoa importante, colocada num pedestal, a mãe que cuida de tudo e os filhos que tentam lidar como podem com seus pais (...) Não é só sobre idade, mas também sobre estar em um casal por um tempo longo, ter que lidar com diferentes etapas, morar junto, ter filhos. Acho que cada casal tem seus passos. Esse, a idade, é só mais um.


Na entrevista, a diretora revela ainda o tema do seu próximo filme - a rivalidade entre franceses e ingleses - percebida quando foi filmar Amor não tem Fim na Inglaterra.  

O filme pode ser visto na Saladearte do Cinema do Museu - Sala 1, em única sessão às 18h40 e na Saladearte do Cine Vivo, sala cine Vivo 1 também em única sessão às 14h40.


Fontes:
http://ultimosegundo.ig.com.br/mostracinemasp/julie-gavras-faz-rir-para-falar-de-temas-importantes-leia-entrevista/n1597321167670.html
http://www.cineinsite.com.br/programacao/locais.php?id_filme=36570&id_cidade=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ética e o mérito nas produções acadêmicas

Em meio a tantas coisas que nos deixam tristes em nosso cotidiano, eis que nos deparamos com uma postura que muito nos faz acreditar em...