quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CURTAS DIRIGIDOS POR MULHERES -UNIBANCO

Desde sábado passado que o meu horário das 19h ganhou novo sentido. A minha ida a sala 4 do Unibanco cumpriu um rito que há muito tempo não experimentava: ir ao cinema para assistir a um filme, sem o desconforto de celulares acesos, conversinhas paralelas e cheiro insuportável de fritura. Além disso, na segunda-feira, ganhei um bônus especial: fiquei sozinha na sala durante toda a projeção (apenas estavam presentes dois membros da organização do evento).

Os filmes foram dirigidos por mulheres e fizeram parte da Mostra de Curtas de São Paulo, uns deles com viés mais feminista, outros nem tanto. Entre os temas, destaco as relações de gênero, incluindo violência contra as mulheres em diferentes espaços da sociedade, a violência contra a criança, principalmente nos espaços familiares; a pobreza vivida por crianças, adolescentes e adultos em áreas urbanas e rurais; a masculinidade e seus ritos de iniciação, enfim, temas que fazem parte do cotidiano das pessoas que vivem no Brasil, realidades que, mesmo não estando à nossa volta, fazem parte desse território. Outras cenas, corriqueiras para alguns, ganham contornos ora dramáticos ora engraçados que nos fazem pensar nas maneiras das pessoas se socializarem e se sentirem importantes.

Os curtas apresentados nos convidam para uma incursão estética e temática que somente o cinema nos proporciona, com a sua avalanche de imagens, sons e de movimentos que ora nos envolve e ora nos faz pensar.

E, por tudo isso, tenho o prazer de dizer: viva o cinema dirigido por mulheres!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ética e o mérito nas produções acadêmicas

Em meio a tantas coisas que nos deixam tristes em nosso cotidiano, eis que nos deparamos com uma postura que muito nos faz acreditar em...