quinta-feira, 21 de julho de 2011

Encantada (Enchanted, 2007), Kevin Lima


Certa vez li uma crítica sobre o filme Encantada, da Disney, não me lembro onde, pois faz muito tempo, mostrando o quanto o filme tinha inovado, mostrando que a representação de príncipes e princesas como a Disney sempre narrou passava por mudanças, chegando mesmo a dizer que seria uma atitude revisionista da Disney de suas próprias produções. No mundo atual, não caberia mais o comportamento e atitudes dos monarcas de séculos atrás, e deixa claro que a linha entre real e imaginário é tênue e essa imperceptível linha, a meu ver, fica mais evidente em razão de ser um filme e não uma animação. O que é salutar, mas não é uma leitura aprofundada do filme.

Do ponto de vista de gênero e da recepção, como veremos abaixo, pode-se ver o quanto a assimetria de gênero é visível no filme em questão, o que coaduna com toda a tradição dos contos de fada reinscritos após a ascensão da burguesia. Acordei agora há pouco, são 06h da manhã, e me veio a ideia de que a mudança de ambiente sociocultural dos protagonistas – o príncipe e a princesa – não se deu de forma simétrica, já que ao chegar a Nova Iorque o comportamento da princesa torna-se um valor, apesar das pessoas estranharem. Em razão da sua ingenuidade, de sua extrema bondade, doação, o mundo ao seu redor muda: um homem se apaixona por ela, um divórcio prestes a se consumar é desfeito, o amor paira no ar só com a presença da princesa. No entanto, o príncipe, que também possui uma atitude altruísta, além de ser bondoso e ingênuo, fica completamente deslocado, a tal ponto de no final, ele ter que voltar para o mundo da fantasia, para o SEU reino, mas sem "perder a viagem", isto é, com uma mulher que o acompanha para, então, se casarem.

A assimetria de gênero dá-se pela forma que os dois – príncipe e princesa – são tratados pela direção do filme, reproduzindo a ideologia de gênero de que a ingenuidade, a bondade, a doação ao outro, só são valorizados quando “colados” ao corpo da mulher, porém as mesmas atitudes não são valorizadas no homem, e por isso só possível de acontecer no mundo da fantasia, da imaginação, não no mundo real.
Outra observação é que o príncipe e o personagem que se apaixona pela princesa (Edward) não deixam o seu espaço, mas as mulheres, sim. Significa dizer que eles ficam no "reino" deles, onde eles têm autoridade para exercer poder, as mulheres, ao contrário, são desterritorializadas, devem seguir o homem, o que é bastante androcêntrico. Outro aspecto diz respeito a uma ideia de compensação amorosa, é como se as mulheres estivessem sempre em busca do 'grande amor", independente do sucesso que fazem na carreira profissional, por isso, ao ter o seu noivado rompido, a personagem do mundo real une-se ao príncipe imaginário, mostrando a incompatibilidade para a mulher de viver uma vida profissional e um amor. Este só poderia ser experimentado no mundo da fantasia, da imaginação, uma forma de dizer que seria impossível que no plano real uma mulher pudesse vivenciar as duas experiências. Numa escritura simplista, binária e oposicional, o discurso fílmico não contempla a compexa dinâmica vivida pelas mulheres no mundo contemporâneo, na medida em que elege uma mulher sem profissão como modelo de mulher exemplar: amada, querida e desejável. As mulheres que focam a sua realização em um grande amor, acham-no, mas aquelas que seguem a carreira profissional só o encontram na imaginação, é o que o filme diz. Pode haver mensagem mais androcêntrica do que essa? Por outro lado passa ainda a falaciosa ideia de que no mundo real, o homem de espada não teria mais espaço, o que de fato faz sentido, se considerarmos uma tradução "ao pé da letra", mas para impor a sua força o homem desenvolveu outras formas para imputar a sua vontade (claro que existem muitos que não pensam assim) 



Visitando algumas páginas para ver se encontrava o artigo ao qual me referi no início desse texto, acabei encontrando outro. Vejam as duas descrições das personagens feitas por Érika Farinha e observe o que o texto dela nos diz:




Observe que embora a personagem se sinta deslocada no novo ambiente, ela se adapta, já que é aceitável que a “ingenuidade de uma criança” parta das mulheres, mas não de um homem, por isso o príncipe perfeito não cabe no mundo real, como diz Farinha, ele só existe no mundo da fantasia.

título original:Enchanted
gênero:Comédia Romântica
duração:1 hr 47 min
ano de lançamento: 2007
distribuidora: Buena Vista Pictures
direção: Kevin Lima
roteiro: Bill Kelly
produção: Barry Josephson e Barry Sonnenfeld
música: Alan Menken e Stephen Schwartz
fotografia: Don Burgess
direção de arte: John Kasarda
figurino: Mona May
edição: Gregory Perler e Stephen A. Rotter
efeitos especiais:Tippett Studio / Proof / Realscan 3D / Reel FX Creative Studios

Fontes:
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2517642

Um comentário:

A ética e o mérito nas produções acadêmicas

Em meio a tantas coisas que nos deixam tristes em nosso cotidiano, eis que nos deparamos com uma postura que muito nos faz acreditar em...