domingo, 20 de novembro de 2011

Reidy - A Construção de uma Utopia, de Ana Maria Magalhães

Ana Maria Magalhães sempre foi bastante conhecida como atriz de cinema e de televisão, atuando em telenovelas, como Saramandaia e Gabriela, e em filmes nacionais, a exemplo de Como era Gostoso o meu Francês e Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia. 

Uma outra face de Ana Maria Magalhães é a de diretora de documentários e o primeiro deles foi um média-metragem intitulado Mulheres de cinema, de 1978. Na sequência, a diretora ainda realizou Assaltaram a Gramática (1983), um curta metragem.

O documentário de 2010, Reidy - a construção de uma utopia, é sobre o arquiteto francês radicado no Brasil responsável pelo projeto arquitetônico do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Trata-se de um filme que visa resgatar, dar visibilidade, a um dos profissionais que contribuiu para a construção de uma reforma paisagística moderna da cidade do Rio de Janeiro.

 
O gênero documentário tem sido utilizado pelas mulheres com bastante ocorrência, a exemplo de Waldick, sempre no meu coração, de Patrícia Pillar, lançado em 2008, filme sobre o cantor baiano, nascido em Caetité, falecido no ano de lançamento do filme.

Reidy, a construção de uma utopia pode ser visto às 17h no Espaço Unibanco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ética e o mérito nas produções acadêmicas

Em meio a tantas coisas que nos deixam tristes em nosso cotidiano, eis que nos deparamos com uma postura que muito nos faz acreditar em...