quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A Vida Íntima de Pipa Lee, (Private Lives of Pippa Lee, 2009)

Ficha Técnica:

Direção:  Rebecca Miller
Roteiro: Rebecca Miller (baseado no livro de sua autoria)
Produção: Lemore Syvan e Brad Pitt
Edição: Sabine Hoffmann

Elenco (principais):

Alan Arkin - Herb Lee
Cornelius West - Don Sexton
Maria Bello - Suky Sarkissian
Mike Binder - Sam Shapiro
Robin Wright Penn - Pippa Lee
Ryan McDonald - Ben Lee
Winona Ryder - Sandra Dulles

Chamou-me a atenção neste filme a presença de três gerações de mulheres cujas vidas se entrecruzam, com uma narrativa repleta de idas e vindas,  o presente tocando o passado. Pipa Lee com a sua filha, ao mesmo tempo em que ela se vê na adolescência com sérios problemas com a sua mãe que precisava drogar-se para suportar a vida limitada à casa e as atribuições domésticas. Em uma das cenas, Pipa Lee percebe que a sua mãe havia tomado comprimidos, quando a vê limpando a casa compulsivamente. A partir daí,  Pipa vê que o humor de sua mãe varia de acordo com a ingestão ou não do remédio. Quando não toma fica extremamente depressiva. Tal oscilação, faz com que Pipa saia de casa. Ela é acolhida por sua tia que é lésbica e vive com uma mulher. A vida de Pipa começa a se transformar quando participa de um ensaio de fotos na casa da tia a convite de sua companheira que aproveitava a sua ausência para iniciar as atividades. Em um desses ensaios fotográficos, a tia retorna mais cedo e flagra a sua casa cheia de mulheres vestidas com trajes eróticos. A tia expulsa Pipa de casa e ela passa a viver com outros jovens, curtindo festas, drogas e bebidas. Em uma dessas festas, conhece o marido, um homem bem mais velho, casado, mas infeliz com a esposa. Esta se suicida ao saber do caso do marido que desimpedido casa-se com Pipa.

Pipa quando se casa, muda completamente de comportamento: é introspectiva, contida, diferente da Pipa adolescente e jovem. Assume a casa, tal qual a sua mãe, e passa a viver em função do marido e dos filhos. A sua filha praticamente não a enxerga, apenas vê o pai. Há uma cena em que a jovem chega em um restaurate com os pais já presentes e apenas cumprimenta afetuosamente o pai. A voz da mãe é completamente desconsiderada pela filha. No entanto, após a morte do marido, período em que Pipa também descobre que ele tem uma amante (Winona Ryder), a Pipa transgressora emerge como Fênix, e resolve viver uma outra relação com outro homem (Kenu Reeves), seu vizinho, que também havia se separado da mulher. O comportamento da filha muda depois da morte do pai, momento em que mãe e filha se encontram e se abraçam afetuosamente. A partir daí, a filha passa a apoiar a mãe, sobretudo quando esta decide viajar com o vizinho, diferente do filho que a condena.

A relação entre Pipa e sua mãe e de Pipa com sua filha é, sem dúvida, o ponto alto do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ética e o mérito nas produções acadêmicas

Em meio a tantas coisas que nos deixam tristes em nosso cotidiano, eis que nos deparamos com uma postura que muito nos faz acreditar em...