domingo, 6 de dezembro de 2009

MUNDO DE BANDIDOS E PROSTITUTAS: O SÉCULO XIX

É com esse enunciado que o filme A Dama das Camélias (La Dame Aux Camelia, 1981) termina.  O filme é baseado no romance de Alexandre Dumas Filho e narra a história de Alphonsine Plessis, no filme interpretado por Isabelle Huppert, na pele de uma jovem, pobre, que vai para Paris e se torna a cortesã mais disputada entre os nobres.

Em busca de melhores condições de vida, na França dos nobres e dos párias do século XIX, a jovem só tinha uma saída para sobreviver dignamente: tonar-se prostituta. Parece contraditório, mas a única via de ascensão das mulheres pobres as levaria inevitavelmente muitas delas à morte física prematura, como aconteceu com Alphosine.

A versão francesa, bem diferente da norte-americana, estrelada por Greta Garbo, mostra a sociedade burguesa e seus jogos de sedução, suas divisões de esferas entre o público e o privado, ricos e pobres e, sobretudo, os impedimentos simbólicos das regras sociais que limitavam as mulheres de terem acesso ao dinheiro e à propriedade, a menos que fossem prostitutas. Em outras palavras: as prostitutas gozavam de certa autonomia e poder.

A desigualdade de classe e o abismo entre a abastada burguesia e os pobres campesinos são alarmantes. A extravagância e o luxo dos ricos contrastam com a extrema miséria dos pobres que mal tem o que comer. Há uma cena em que uma menina doente oferece um prato de comida a Alphonsine e que ao vê-la comer com avidez tem uma crise de gargalhadas por achar exótico, um espetáculo grotesco uma jovem da mesma idade comendo com as mãos, ferozmente, tão feroz quando o sistema que a exclui. Mas nem só as mulheres pobres se prostituem no filme e na França do século XIX, os homens também viram cafetões. Nesse caso, o pai de Alphonsine, que tem com ela uma relação incestuosa, a vende para vários homens em troca de dinheiro.  A sociedade burguesa não apenas criou um fosso entre as classes, mas "plantou" e intensificou na sociedade ocidental a exploração sexual como negócio, tranformando mulheres pobres em prostitutas e homens em malandros e cafetões.

Filme: A Dama das Camélias (La Deux Aux Camelia)
Ano: 1981
Produção: Itália/França
Direção: Mauro Bolognini
Roteiro: Enrico Medioli
Elenco principal:
Isabelle Huppert....................Alphonsine Plessis
Bruno Ganz...........................
Fabrizio Bentivoglio ..............
Carla Fracci .........................
Clio Goldsmith .....................
Gian Maria Volontè .............
Mario Maranzana ................
Yann Babilée ......................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ética e o mérito nas produções acadêmicas

Em meio a tantas coisas que nos deixam tristes em nosso cotidiano, eis que nos deparamos com uma postura que muito nos faz acreditar em...